Tanque de Modelismo Naval | Como Utilizar | Instituto Lotta

Cultura e Recreação

Uma opção de uso recreativo para o Tanque de Modelismo Naval

Nos grandes parques de lazer ativo do mundo, o nautimodelismo está presente em destaque como atividade de recreação. Do Central Park, em New York, ao Ibirapuera, em São Paulo, esse esporte sempre contou com muitos admiradores e trás consigo conhecimentos implícitos de engenharia, história, sociologia e arte.

O Tanque de Modelismo Naval do Parque do Flamengo foi inaugurado no dia 03 de abril de 1965, com uma demostração de veleiros organizada pela Associação de Motonáutica do Rio de Janeiro, que contou com a presença do Governador interino Desembargador Martinho Garcez Neto, de Lotta de Macedo Soares e centenas de pessoas. 

Com uma área de 18 por 50 metros e profundidade entre 45 e 65 centímetros, foi o primeiro tanque dedicado ao modelismo naval da América Latina.

Após muitos anos seco e em completo estado de abandono, o tanque foi novamente ativado para a comemoração do cinquentenário do parque, em outubro de 2015, sendo palco da Regata Internacional de Vela 2015 – Torneio de Primavera, promovida pela Flotilha Barra Vela, por iniciativa do Instituto Lotta.

O tanque ainda funcionou por seis meses, levando atrativos às crianças, jovens e adultos em todos os domingos desse período. A Associação de Nautimodelismo do Parque do Flamengo, em conjunto com o Instituto Lotta, promoveu vários workshops gratuitos, contudo a baixa frequência não permitiu a continuidade da manutenção do equipamento em atividade. O tanque foi mais uma vez esvaziado pela Administração do Parque.

O Tanque de Modelismo Naval é o item n° 27 da relação anexa ao Processo n° 748-T-64, de Tombamento do Parque. Portanto, seu aproveitamento deve ser dentro do determinado por aquele documento.

Por definição todo modelo que procure representar um navio, nave ou simplesmente um barco a remos, é considerado um modelo naval – nautimodelo.

Nesse contexto, o Instituto Lotta buscou no mercado internacional atrações recreativas para chamar a atenção do público do Parque do Flamengo quanto a utilização do tanque.

O mais adequado, super atrativo para as crianças e economicamente viável foi o PADDLER BOAT, um barquinho que desperta a atenção para a prática do remo e para as atividades náuticas. O Instituto Lotta pretende implementar vinte desses barcos, dentro de um projeto de revitalização dos equipamentos culturais recreativos. 

O uso dos PADDLERS possibilitaria a manutenção do tanque com água, resguardando a sua integridade e possibilitando a utilização em horários pré-determinados pelos modelos rádio-controlados. 

O Tanque de Modelismo Naval fica próximo à Pista de Skate, ao Coreto Estrela e ao Posto de Salvamento nº 1, da Praia do Flamengo. Acesso pela passarela Arquiteto Fernando Tábora, em frente ao jardim do Palácio do Catete.

O Instituto Lotta trava uma luta diária pela ocupação recreativa do Parque do Flamengo. Junte-se a nós!

Projeto O FUTURO PRESENTE
divertir educando, educar divertindo

WhatsApp WhatsApp