O Grande Brinquedo ao Ar Livre - Instituto Lotta

Saiba Mais

O Grande Brinquedo ao Ar Livre

Aproveitando os 50 anos do Parque do Flamengo, o Instituto Lotta, dentro dos ideais de Lotta de Macedo Soares para o parque e seguindo o tombamento federal do IPHAN, resolveu levar a conhecimento público o projeto apresentado à prefeitura há alguns anos, a RIO VIEW, uma roda gigante turística dos mesmos criadores da London Eye, Marks & Barfield.

A roda com 150 m de altura será próxima a de Londres que tem 132 m e permitirá ao usuário uma visão de 40 km.

O empreendimento está em conformidade com o escopo original tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional constando na planta e relação como o item nº 36, Grande Brinquedo ao Ar Livre, anexos ao Processo n° 748-T-64, que norteou o Tombamento do Parque.

04-flamengosimulacao

Segundo Maria Hanna Siedlikowski, arquiteta do Grupo de Trabalho, uma grande euforia e discussão tomaram conta do barracão quando em 1964 a possibilidade de implantação do Grande Brinquedo ao Ar Livre (baseado na experiência pessoal de Lotta em viagem a Viena, Áustria, onde conheceu e vivenciou a Riesenrad – Ferris Wheel) se tornou uma realidade.

O governo mudou e o Parque do Flamengo não foi concluído. Meio século depois vislumbramos outra vez aquela euforia e discussão.

O investimento fica por conta de empresas nacionais e fundos internacionais (capital 100% privado). Esse empreendimento vai gerar fundos para a manutenção e revitalização do parque devolvendo vida e atividade a este magnífico espaço no coração do Rio de Janeiro.

Emprego, visibilidade internacional, novo equipamento turístico para a cidade, com uma capacidade de visitação superior aos atuais pontos turísticos existentes no Rio de Janeiro.

Com a divulgação pública desse empreendimento o Instituto Lotta conclama o direito público à informação, pleiteando a Prefeitura o apoio institucional e a divulgação do andamento da proposta.

prancha-01

rio_view_15