Roda Gigante do Aterro | Instituto Lotta

Cultura e Recreação

O Grande Brinquedo ao Ar Livre, o tombamento e a luta pela ocupação.

Em 1964, em viagem a Viena, na Áustria, Lotta conheceu e vivenciou a experiência de andar em uma das principais atrações da cidade. Localizada no Prater, o lindo parque de Viena inaugurado, em 1766, pelo Imperador Joseph II, a Riesenrad – Ferris Wheel, a roda gigante de Viena, converteu-se desde sua implantação, em 1897, em símbolo e mais famosa atração do parque.

Maria Hanna Siedlikowski

Ao voltar ao Brasil, uma Lotta eufórica, segundo Maria Hanna Siedlikowski, arquiteta do Grupo de Trabalho, contagiou a todos com a possibilidade da implantação do “Grande Brinquedo ao Ar Livre” se tornar uma realidade, e uma grande discussão tomou conta do barracão.

O Grande Brinquedo ao Ar Livre é o item n° 36 da relação anexa ao Processo n° 748-T-64, de Tombamento do Parque.

O governo mudou, o Parque do Flamengo não foi concluído e o Grande Brinquedo ao Ar Livre aguarda sua construção até hoje. Mais de meio século depois vislumbramos outra vez aquela euforia e discussão.

Local reservado ao Grande Brinquedo ao Ar Livre

Em 2013, o Rio de Janeiro foi escolhido para receber a sua London Eye. A Roda Gigante de Londres que se tornou um ícone turístico e recebe hoje mais 4 milhões de visitantes anuais.

Instituto Lotta que acompanhando o processo desde o início e dentro dos ideais de Lotta de Macedo Soares para o parque, seguindo o tombamento federal do IPHAN, resolveu levar ao conhecimento público o projeto apresentado à prefeitura naquele ano, a RIO VIEW, uma roda gigante turística dos mesmos criadores da London Eye, Marks & Barfield.

O Globo – Caderno Zona Sul – 05 de novembro de 2015

Hoje, o Instituto Lotta, na busca de um consenso para a ocupação provisória do local e a implementação de mais um equipamento recreativo cultural, propõe a instalação de uma Roda Gigante, recreativa, de 37 metros.

O Instituto Lotta trava uma luta diária pela ocupação recreativa do Parque do Flamengo. Junte-se a nós!

Projeto O FUTURO PRESENTE
divertir educando, educar divertindo

WhatsApp WhatsApp