O Avião do Aterro | Varig PP VBF | Instituto Lotta

Cultura e Recreação

DC-3 Prefixo PP VBF – O Avião do Aterro

Em 27 de setembro de 1971, a Varig transferiu e instalou no Parque do Flamengo o avião DOUGLAS DC-3A DAKOTA/SKYTRAIN, prefixo PP VBF. A aeronave retirada de serviço naquele ano, considerada o fusca da aviação, foi transformada em um equipamento recreativo cultural. O espaço escolhido não podia ser melhor, o  Recreio Infantil Lotta Macedo Soares (Parque das Crianças), bem ali onde hoje fica a quadra de Gateball.

O avião fabricado em agosto de 1943, serviu à Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial e foi comprado pela VARIG em 1946.

A recomendação de se instalar no parque um veículo fora de uso partiu da especialista em recreação, autora da Programação Recreativa do Parque do Flamengo e Presidente Honorária do Instituto Lotta, professora Ethel Bauzer Medeiros, hoje com 92 anos. Entre os veículos estavam um navio, um carro do corpo de bombeiros e uma locomotiva, além do avião.

O sucesso entre os pequenos foi rápido e estrondoso. As filas eram enormes, mas toda a espera valia a pena. Sentar na cabine de comando era o máximo! Disputadíssimo!

!”Não moro mais no Rio mas seria ótimo para a criançada do Rio a volta do DC-3 para o Parque do Flamengo!”, afirmou Frederico Rodrigues, relembrando o dia mágico que viveu junto com os seus irmãos em 1972.

Os adultos, também curiosos, tinham que esperar dias mais frios, quando diminuía a frequência infantil,  para conseguirem visitar o avião.

O equipamento de recreação cultural permaneceu no Parque do Flamengo até fevereiro de 1980, quando, desinteressada em manter o equipamento na área, a Varig desmontou e retirou o avião.

A aeronave atualmente encontra-se em exposição na praça em frente a Fundação Ruben Berta, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

O Instituto Lotta luta pela reativação desse equipamento no Parque do Flamengo, fonte de recreação, conhecimento, criatividade e leitura de mundo.

Projeto O FUTURO PRESENTE
divertir educando, educar divertindo

3 Comentários para DC-3 Prefixo PP VBF – O Avião do Aterro

  • Dionora de Mello comentou:
    20 de dezembro de 2018 at 00:24

    Seria muito interessante para o Turismo e a para os cidadãos do Rio.
    O Retorno desta aeronave .

    Responder

  • Luiz Carlos Gomes de Oliveira comentou:
    22 de dezembro de 2018 at 06:40

    Acho muito interessante para o despertar dos menores ter de volta o avião e outras atrações de época como bonde…

    Responder

  • Luciano comentou:
    16 de janeiro de 2019 at 21:09

    Fiquei muito feliz em rever esse avião que fez parte de minha infância.Morei no RJ entre 75 e 80 na Rua Andrade Pertence que dava para ir a pé ao.parque com meu saudoso Pai Toninho…fui muitas vezes nesse avião… Nunca deviam ter tirado ele de la… Que o Brasil e o RJ tenham oportunidade de voltar a ser seguro como.era naquela época…

    Responder

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

WhatsApp chat WhatsApp