Teatro de Marionetes | A reativação | Instituto Lotta

Cultura e Recreação

A reativação do Teatro de Marionetes

Inaugurado em 17 de outubro de 1965, já com o seu projeto tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, destina-se à realização de espetáculos voltados para o público infantil. Em 1988 recebeu o nome do arquiteto que o projetou, Carlos Werneck de Carvalho, integrante do Grupo de Trabalho que fez o Parque do Flamengo.

Com uma área coberta de 350 m², o teatro tem capacidade para acomodar 200 pessoas. O palco, do tipo italiano, tem 6×6 m e 3 m de altura. O espaço conta, ainda, com camarim, banheiro e depósito no subsolo.

Cinquenta e três anos depois, no dia 17 de outubro de 2018, uma quarta-feira, após um período de quase três anos fechado, o Teatro de Marionetes foi reaberto em uma ação do Instituto Lotta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do SESC – Serviço Social do Comércio.

O 53º aniversário do Parque do Flamengo foi comemorado em grande estilo com a presença dos alunos, seus respectivos pais e professores da Escola Municipal Maria Leopoldina. Um piquenique, brinquedos infláveis e o Grupo Sintonia Dominó, com a apresentação da peça “Da Mala Que Sai”, fizeram a alegria da criançada. 

PROPOSTA DE OCUPAÇÃO

Mediante atividades lúdicas, propomos trabalhar a convivência consciente e harmônica, considerando o novo conceito de acesso a informação que resulta na consequente descoberta da diversidade. Teremos como base a ideia de que para amar, valorizar e preservar algo ou alguém, é preciso conhecê-lo.

Teatro de Fantoches – Consciência Ambiental – Dança
Tecnologia da Informação – Elementos Folclóricos
Sarau Poético – Leitura Dramatizada – Performance

OBJETIVANDO:

  • Elevar a autoestima e a autoconfiança;
  • Ampliar os sentidos e a compreensão do tempo;
  • Abrir canais de expressão e produção criativa;
  • Encontrar a maneira própria e particular de resolver conflitos;
  • Compartilhar, desenvolvendo a confiança pessoal e no grupo;
  • Instaurar o conceito de cidadania responsável, receptáculo participativo.

Como primeira etapa para a reativação do Teatro de Marionetes, o Instituto Lotta criou parcerias e manteve apresentações em todas as manhãs de domingo do mês novembro de 2018. O principal objetivo dessa etapa seria medir a receptividade do público para com o espaço.

Denominado Festival Criança Feliz, essa primeira etapa trouxe ao palco a Cia Papa Vento, com a peça Branca de Neve e os Sete Anões adaptada para teatro de fantoches; o espetáculo musical recheado de brincadeiras da dupla Glorinha e Renato; e a Cia do Solo, contando histórias do continente Africano.

Em janeiro de 2019, a partir do dia 13, teremos em três espetáculos, a segunda etapa do Festival Criança Feliz, contando mais uma vez com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Para fevereiro estamos preparando o Festival “Meu Dedo é um Dedoche”, em 6 espetáculos, envolvendo as escolas públicas às quartas e ao público em geral aos domingos, todos comandados pelo Boneco Papa Vento.

Projeto O FUTURO PRESENTE
divertir educando, educar divertindo

2 Comentários para A reativação do Teatro de Marionetes

  • Amália Leite Cruz comentou:
    31 de dezembro de 2018 at 07:55

    Bom dia! Sou professora da rede municipal do RJ, atualmente regente da Sala de Leitura da E. M. (06.25.024) Alexandre de Gusmão.
    Qual o procedimento e possibilidade de levar alunos da nossa escola ao espetáculo oferecido. Nosso maior e acredito, único problema seja o transporte. Vocês o oferecem?
    Grata,
    Amália Leite Cruz.

    Responder

    • Fernando comentou:
      31 de dezembro de 2018 at 13:38

      Olá Professora Amália, ficamos alegres com o seu contato. Por favor, queira entrar em contato com o Instituto Lotta através do whatsapp 21 96967-9339. Queremos saber mais sobre os seus alunos, para que possamos viabilizar o passeio. Um abraço.

      Responder

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

WhatsApp chat WhatsApp